segunda-feira, 4 de abril de 2011

Profissionalizando o Handmade N.2 - O Preço Final!!

Antes de tudo, vamos ao motivo do gerúndio... rss. Como estes posts terão continuidade, o gerúndio se aplica, ok? Rss ;)

Sei que no post anterior comentei que falaríamos de fluxo de caixa, porém antes desta etapa do orçamento precisamos definir o valor do nosso produto. E acreditem, esta fase pode ser o grande calo de qualquer artesão.

Muito mais que simplesmente somar seus gastos e embutir a eles o lucro que vc acha justo devemos ficar atentos a alguns outros indicadores:

- Como quero me posicionar no mercado? Qual classe quero atingir?
- Meu produto possui acabamento impecável?
- Meus materiais são de qualidade?
- Possua um diferencial competitivo?
- Meu produto e minha marcas são conhecidos e reconhecidos?
- Quais meus principais atributos?
- Tenho um produto que se direncia dos demais ou sou apenas "mais um"?

Conhecer o preço que o mercado cobra e que o mercado paga pelo seu produto é fundamental na hora de formatar seu preço.

Algumas continhas bem simples são usadas para definir seu valor final, vamos exemplificar:

Devemos embutir gastos com materiais + gastos de deslocamento para compra de materiais + gastos fixos como (luz, gás, água, e etc... dependendo do seu negócio) + embalagem + mão de obra + lucro**.

No lucro que mora o perigo. Se seu produto possui um valor final muito alto, nem sempre você conseguirá um índice maior que 2, ou seja, multiplicar por 2 os seus gastos.

Neste momento devemos estar atentas aos valores agregados e percebidos do nosso produto e o senso crítico nessa hora é fundamental.

Já conversei com arteiras super badaladas no mundo craft q colocam um índice 4 no cálculo do lucro e outras que buscam posicionamento ou ainda não atingiram um produto final desejado que inserem 1.5.

O mais importante nesta hora é prestar atenção na resposta do consumidor e nos diferenciais que seu produto tem. Recuar muitas vezes é necessário e vital para uma marca e isto não significa perder e sim agir estratégicamente buscando crescimento futuro.

Organização, senso crítico e diferencial competitivo!!! No mais vamos divulgar, divulgar e divulgar!!!

E para terminar, como vou participar de um evento de Dia das Mães, os Paparicos estão frenéticos... rss

Obs.: Todos esses Paparicos abaixo estão disponíveis para pronta entrega e em busca de um novo lar!!